O aumento da expectativa de vida registrada nos últimos anos e os avanços da medicina têm possibilitado o surgimento de uma geração que percebe a possibilidade de uma vida ativa, compartilhada e comprometida.

Com cerca de sessenta, setenta, oitenta anos ou mais, são homens e mulheres ainda independentes, que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado do envelhecimento. Seria a quarta idade?

Infelizmente, esta é uma realidade que não é comum a todos os idosos.

Segundo a OMS, pelo menos 142 milhões de idosos em todo o mundo não conseguem atender às suas necessidades básicas.

Em resposta, a OMS estabeleceu diferentes diretrizes para apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades.

A Década do Envelhecimento Saudável e ações que a fundamentam

A Década do Envelhecimento Saudável 2020-2030 é a principal estratégia para alcançar esse objetivo, com base na Estratégia Global da OMS sobre Envelhecimento e Saúde, no Plano de Ação Internacional das Nações Unidas para o Envelhecimento e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas 2030.

As quatro áreas de ação da década são:

1- Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;

2- Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas;

3- Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados e adequados à pessoa idosa;

4- Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.

Entendendo o Envelhecimento Saudável

Mas o que é necessariamente envelhecimento saudável, já que, com o tempo, vamos acumulando doenças crônicas? 

Pesquisas indicam que a maioria dos idosos tem, pelo menos, uma doença crônica, necessitando de tratamento medicamentoso.

Especialistas explicam que não é a ausência total da doença que caracteriza o envelhecimento saudável, mas sim a manutenção de sua capacidade funcional, em uma perspectiva multidimensional, envolvendo bem-estar físico, mental, autonomia pessoal, integração familiar e social.

Isso pressupõe que o idoso tenha atitudes que envolvam capacidade de sociabilidade, com relacionamentos que permitam compartilhar projetos, lazer, histórias de vida e conhecimentos, regularidade nas atividades físicas, alimentação adequada, atenção às mudanças da tecnologia e a possibilidade de acompanhamento médico regular para identificar necessidades e tratamentos.

Como é possível perceber, você não precisa esperar chegar à terceira (ou quarta) idade para começar a mudar alguns hábitos, visando um envelhecimento saudável.

Clicando aqui, você pode saber mais sobre maneiras de garantir boa qualidade de vida ao longo dos anos.

A importância de ambientes especiais para idosos

Espaços de convivência e moradias assistidas, como a Pousada Outono, que estimulem hábitos saudáveis, em especial a prática regular de atividades físicas, proporcionam a manutenção da reserva funcional e contribuem muito para o envelhecimento saudável.

Na Pousada Outono, cultivamos a filosofia simples e duradoura de que o envelhecimento é um presente.

Através de mais de 10 anos de fornecimento de soluções inovadoras que melhoram a saúde e a qualidade de vida para aqueles que precisam de cuidados, a Pousada Outono – Moradia Assistida Para Idosos se estabeleceu como uma das empresas de assistência domiciliar mais experientes do setor.

Nossa abordagem para o atendimento de qualidade se concentra no compromisso de fornecer níveis de especialização, treinamento, monitoramento e atendimento ao idoso difíceis de serem igualados.

Saiba mais sobre a nossa casa, clicando aqui.

Invista na qualidade do seu envelhecimento e conte conosco para mantê-la, seja na terceira ou quarta idade.

Fontes: OPAS e ge.globo.com

Deixe seu comentário