Muitos idosos perdem a mobilidade devido a condições como acidente vascular cerebral, artrite grave ou lesões por quedas.

Quando isso acontece, as atividades e hobbies que costumavam desfrutar podem se tornar muito difíceis de serem realizados.

Mas a perda de mobilidade não significa o fim dos bons tempos. Há muitas maneiras de se divertir, melhorar o humor e se envolver no mundo sem precisar se movimentar muito.

Para ajudá-lo a encontrar coisas que atendam aos interesses do idoso, reunimos 5 atividades maravilhosas para idosos com mobilidade limitada, confira!

5 ótimas atividades para idosos com mobilidade limitada

1. Leitura

A leitura é uma atividade fantástica para os adultos mais velhos. É uma maneira divertida de passar o tempo e manter o cérebro envolvido.

Também pode melhorar a memória, reduzir o estresse, melhorar o sono e retardar o declínio cognitivo.

Se o adulto mais velho gosta de ler livros físicos, revistas, usar um e-reader ou ouvir audiolivros, ele pode mergulhar em uma história bem contada, ver fotografias ou aprender sobre um novo tópico interessante.

Organizar um clube do livro entre os amigos é outra alternativa para os idosos que gostam de ler e socializar.

2. Explorar uma variedade de hobbies

Atividades que não exigem muita movimentação incluem cozinhar, assar, observar pássaros, tricô, crochê, jardinagem interna ou em contêineres, tocar um instrumento musical ou aprender um idioma.

Aprender algo novo também é uma ótima maneira de manter a mente ativa e evitar o tédio.

3. Passar tempo ao ar livre

Sair para passar um pouco de tempo na natureza é relaxante e um ótimo impulsionador do humor.

Mesmo que a mobilidade limitada signifique que o idoso só possa chegar à varanda ou sentar-se ao lado de uma grande janela, respirar ar fresco ou ver a paisagem é uma ótima atividade cotidiana.

4. Jogar jogos

Jogos e quebra-cabeças são uma fonte fantástica de momentos de diversão.

Há tantos para escolher e a maioria pode ser jogada em grupos com visitantes ou individualmente, para momentos de qualidade juntos e solo.

Experimente algumas opções clássicas, como jogo de cartas, quebra-cabeças ou palavras cruzadas.

5. Curtir filmes, programas de TV ou música

Assistir TV o dia todo, todos os dias não é um passatempo saudável, mas assistir a um filme ou a alguns programas de TV, pontualmente, pode ser uma parte agradável do dia ou da semana.

Assistir TV pode até estar diretamente relacionado a um hobby.

Por exemplo, o idoso pode estar interessado em assistir a um documentário sobre um tópico sobre o qual está aprendendo, ou canais de culinária e turismo podem inspirar novas receitas para experimentar e destinos de viagem para conhecer.

Ouvir (ou cantar junto!) a música que eles gostam é outra ótima atividade.

A música tem o poder de reduzir o estresse, a ansiedade e a dor. Também melhora a função imunológica e o sono, além de ajudar a memória.

Em suma, existem várias possibilidades para que um idoso com mobilidade limitada aproveite os dias com entusiasmo e alegria.

Ajude-o e o incentive a se engajar em uma ou mais atividades. Bom para o corpo e para a mente!

Deixe seu comentário