Hoje (19/9) é comemorado o Dia do Ortopedista e, então, decidimos falar sobre uma de suas especialidades, que normalmente apresenta deterioração com o passar dos anos – o joelho.

A dor no joelho é um problema comum, especialmente para adultos mais velhos. Além do envelhecimento natural e inevitável das articulações do joelho, outros fatores podem torná-lo mais suscetível à dor.

Osteoartrite, lesões, excesso de peso corporal e falta de força e flexibilidade muscular podem causar ou contribuir para problemas nos joelhos.

A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite. Com esta doença degenerativa, a cartilagem que protege as articulações se rompe e pode causar dor, imobilidade, rigidez e inchaço.

Seja um trauma anterior ou estresse repetitivo de ajoelhar, correr, etc., uma lesão no joelho também pode resultar em dor aguda, surda, recorrente ou crônica. A lesão pode eventualmente evoluir para osteoartrite se não for tratada.

Colocar pressão extra nas articulações que suportam peso, como os joelhos, também aumenta o risco de dores na região. O excesso de peso corporal não apenas acelera a deterioração das articulações, mas também aumenta o risco de complicações.

Da mesma forma, músculos fracos ou inflexíveis colocam pressão indevida nas articulações. Sem força muscular e flexibilidade para suportar com segurança toda a sua amplitude de movimento, seus joelhos correm um risco maior de lesões.

8 hábitos para manter a saúde dos joelhos

Você pode ajudar a proteger a saúde dos joelhos adotando esses oito hábitos de vida, independentemente da sua idade. *Consulte sempre o seu médico antes de iniciar um novo regime de exercícios.*

  1. Fortaleça os músculos da parte superior e inferior das pernas. Concentre-se em exercícios que visam seus isquiotibiais, quadríceps, músculos glúteos, flexores do quadril e psoas.

2. Alongue os mesmos músculos da perna para apoiar toda a sua amplitude de movimento. Experimente incorporar ioga em sua rotina de alongamento.

3. Mantenha um peso recomendado. Quilos extras adicionam um estresse significativo aos joelhos. Mesmo uma perda de peso de 5 kg pode fazer uma enorme diferença.

4. Escolha exercícios de baixo impacto para proteger a cartilagem dos joelhos. Atividades cardiovasculares como andar de bicicleta (em uma bicicleta adequadamente ajustada) e nadar podem ajudar a manter a cartilagem do joelho saudável e prevenir danos futuros.

5. Consulte um médico imediatamente se você estiver com um joelho inchado. Pode indicar cartilagem danificada.

6. Seja cauteloso ao praticar esportes que exijam que você inicie, pare ou gire abruptamente, como basquete ou futebol.

7. Fique ativo todos os dias. A atividade física ajuda a prevenir a rigidez e atrofia muscular e pode proteger os joelhos de lesões futuras.

8. Misture sua rotina de exercícios. Movimentos que colocam estresse repetitivo sobre os joelhos podem aumentar o risco de desenvolver um problema no joelho.

Fique atento e cuide do seu joelho, portanto, desde agora, para evitar possíveis complicações no futuro, ok?

Deixe seu comentário