O dia 26 de abril é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Hipertensão – um grande problema de saúde comum em adultos mais velhos.

A rede de vasos sanguíneos do seu corpo, conhecida como sistema vascular, muda com a idade.

As artérias ficam mais rígidas, fazendo com que a pressão sanguínea suba. Isso pode ser verdade mesmo para pessoas que têm hábitos saudáveis ​​para o coração e se sentem bem.

A pressão alta, às vezes chamada de “assassina silenciosa”, geralmente não causa sinais de doença que você possa ver ou sentir.

Embora afete quase metade de todos os adultos, muitos podem nem estar cientes de que a têm.

Se a pressão alta não for controlada com mudanças no estilo de vida e medicamentos, pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e derrames, demência vascular, problemas oculares e doenças renais. A boa notícia é que a pressão arterial pode ser controlada na maioria das pessoas, confira!

O que é pressão arterial?

A pressão arterial é a força do sangue empurrando as paredes das artérias enquanto o coração bombeia o sangue. Quando um profissional de saúde mede sua pressão arterial, ele usa um manguito de pressão arterial em volta do braço que aperta gradualmente.

Os resultados são dados em dois números. O primeiro número, chamado de pressão arterial sistólica, é a pressão causada pela contração do coração e expulsão do sangue.

O segundo número, chamado de pressão arterial diastólica, é a pressão quando o coração relaxa e se enche de sangue.

Uma leitura da pressão arterial é dada como o número da pressão arterial sistólica sobre o número da pressão arterial diastólica. Os níveis de pressão arterial são classificados com base nesses dois números.

A pressão arterial normal para a maioria dos adultos é definida como uma pressão sistólica inferior a 120 e uma pressão diastólica inferior a 80.

Para adultos mais velhos, geralmente o primeiro número (sistólico) é 130 ou superior, mas o segundo número (diastólico) é menor que 80, devido ao enrijecimento das artérias principais relacionado à idade.

Isto pode acarretar hipertensão sistólica isolada -a forma mais comum de pressão alta em idosos – e levar a sérios problemas de saúde, além de falta de ar durante atividades físicas leves, tontura ao ficar em pé muito rápido e quedas.

Uma razão para visitar seu médico regularmente é verificar sua pressão arterial e, se necessário, planejar como controlá-la.

Mudanças no estilo de vida para ajudar a prevenir e diminuir a pressão alta:

Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso aumenta o risco de pressão alta. Pergunte ao seu médico se você precisa perder peso.

• Faça exercícios. Atividades moderadas, como caminhada rápida ou natação, podem reduzir a pressão arterial elevada. Defina metas para que você possa se exercitar com segurança e verifique com seu médico antes de iniciar um plano de exercícios.

Consuma uma dieta saudável para o coração. Uma dieta equilibrada de vegetais, frutas, grãos, proteínas, laticínios e óleos pode reduzir sua pressão arterial.

Reduza o sal. À medida que você envelhece, o corpo e a pressão arterial tornam-se mais sensíveis ao sal (sódio), que é adicionado a muitos alimentos durante o processamento ou preparação. Limitar a quantidade de sal a cada dia pode ajudar.

Beba menos álcool. Beber álcool pode afetar sua pressão arterial. Para aqueles que bebem, os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia e as mulheres não mais do que um por dia para diminuir o risco de pressão alta.

Não fume. Fumar aumenta o risco de pressão alta, doenças cardíacas, derrame e outros problemas de saúde.

Tenha uma boa noite de sono. Informe o seu médico se lhe disseram que você ronca ou parece que para de respirar por momentos enquanto dorme, questões estas que afetam a qualidade do sono.

Por último, mas não menos importante, gerencie o estresse. Lidar com problemas e reduzir o estresse pode ajudar a diminuir a pressão alta.

Cuide do seu coração e não dê chance para a hipertensão!

Deixe seu comentário