Desde o momento do nosso nascimento até o nosso último suspiro, precisamos de abraços.

O simples ato de um abraço tem profundos efeitos psicológicos e físicos que são essenciais para nossa sobrevivência.

Há muito se observa que as pessoas que recebem abraços e carinhos de seus cônjuges, filhos ou até mesmo seus animais de estimação vivem mais e se recuperam de doenças mais rapidamente.

Estudos científicos revelam que os abraços funcionam produzindo reações químicas benéficas específicas no cérebro e no corpo.

Hoje, no Dia do Abraço, trazemos algumas razões pelas quais esta forma de contato físico torna a vida melhor para adultos idosos e para todos nós, confira!

Benefícios do Abraço

Abraços aumentam os níveis de dopamina, serotonina e cortisona; todos esses produtos químicos aliviam emoções negativas como solidão e raiva, e as substituem por sentimentos de alegria, bem-estar, prazer e contentamento.

Eles também aumentam a produção de oxitocina, um poderoso hormônio curativo associado ao vínculo, amor e confiança.

Os abraços são tão eficazes que a terapia do abraço é usada até em ambientes clínicos para tratar a depressão.

Abraços fortalecem o sistema imunológico, equilibram o sistema nervoso parassimpático e regulam a produção de glóbulos brancos.


Um abraço relaxa os músculos e libera a tensão corporal. Aumenta a circulação para os tecidos moles e reduz a dor.

Abraçar reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca. Pode melhorar o metabolismo da glicose e melhorar a qualidade do sono.


Os benefícios mais óbvios de abraçar, entretanto, não requerem um estudo científico.

Abraços nos fazem sentir amados, seguros e protegidos. Eles aumentam nossa auto-estima e nos mantêm conectados ao mundo ao nosso redor.

Como os abraços beneficiam os idosos na vida assistida


Infelizmente, de todas as faixas etárias, os idosos são os menos propensos a serem abraçados e precisam de abraços ainda mais com o passar dos anos.

As mudanças químicas produzidas pelo abraço podem ser uma ferramenta poderosa para deter os efeitos de doenças relacionadas à idade, como doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer, diabetes e câncer.

Em ambientes de vida assistida, muitos idosos perdem a opção de contato diário com amigos e familiares.

Eles muitas vezes perderam seus cônjuges ou amigos ao longo da vida, e problemas de saúde, deficiências ou depressão podem impedi-los de entrar em contato com estranhos.

Por essas razões, a depressão e o isolamento são especialmente comuns, mas alguns abraços por dia podem prevenir ou até reverter seu desespero e permitir que eles vivam vidas mais plenas e felizes.

Leia também: O Poder do Toque e sua Importância para os Idosos

Nós acreditamos em abraços


Na Pousada Outono, nosso objetivo é aproveitar o poder do toque terapêutico.

Por meio de atividades variadas, garantimos que a necessidade de participação social e toque físico de cada hóspede seja atendida por interações positivas, tranquilidade e muitos abraços sinceros e carinhosos.

Se você nos acompanha por aqui e/ou em nossas redes sociais há algum tempo, sabe que inclusive instalamos na casa, por conta da pandemia, uma cortina plástica especial, para que ninguém deixasse de se abraçar, mesmo em tempos de isolamento social.

Não deixe de abraçar o idoso, portanto, sempre que possível! Bom para ele e bom para você!

Deixe seu comentário