Aproveitando a proximidade do Dia Internacional da Mulher, vamos falar um pouquinho sobre a mulher idosa contemporânea?
Diferentemente dos conceitos ultrapassados que tínhamos sobre a terceira idade, as mulheres com mais de 60 anos, atualmente, são mais livres, independentes, críticas e vaidosas, moldando uma identidade social que estará concretizada em breve, quando o país terá mais idosos que jovens com menos de 15 anos, segundo dados do IBGE.
A “vovó das antigas” está repaginada e empoderada. Emancipadas emocional e financeiramente, essas mulheres são cada vez mais vaidosas e poderosas, e dão atenção especial ao corpo e à aparência.
Esses cuidados na idade madura, no entanto, não significam um desejo incontrolável de parecer sempre mais jovem. Atualmente há uma maior aceitação do tempo. Notamos a atitude com o movimento recente, visto até mesmo entre celebridades, durante a quarentena, de aceitação dos cabelos brancos.
“O orgulho de ser mulher aos poucos está se incorporando em cada mulher que envelhece.”
Beleza na Terceira Idade
O envelhecimento compreende a aceitação do corpo, ou seja, reconhecer as transformações que ocorrem de forma natural, sem que se perca a alegria do autocuidado, que inclui a beleza, saúde e, principalmente, a autoestima.
Mulheres idosas bem resolvidas naturalizam esta fase da vida e oferecem os devidos cuidados ao corpo e à mente.
Atualmente as mulheres mais velhas têm buscado cada vez mais tratamentos de estética e relaxamento nos consultórios e clínicas, um dos fatores que contribuem para o aumento da sua expectativa de vida.
No entanto, os cuidados estéticos não tiram a importância, de forma alguma, dos físicos – a adoção de hábitos saudáveis, incluindo a prática de atividades físicas e movimento constante.
Esse conjunto de cuidados (físico, mental e estético) sem dúvida afasta as idosas da zona de vulnerabilidade e diminui os riscos de desenvolverem doenças mentais, entre outras.
É importante ressaltar que cuidar da beleza na terceira idade, além de trazer a alegria com o corpo físico, reduz o estresse emocional e melhora a sua qualidade de vida. Portanto, são cuidados totalmente recomendados, inclusive pelo geriatra.
Aqui na Pousada Outono, inclusive, temos um salão de beleza totalmente equipado, um espaço para os nossos hóspedes (mulheres e homens) cuidarem do visual e darem um “up” na autoestima. Clique aqui para saber mais.
Cuidados Básicos com o Corpo da Mulher na Terceira Idade
Os grandes “vilões estéticos” da mulher idosa se relacionam ao rosto, como a flacidez e as rugas, ao envelhecimento das mãos e ao contorno corporal. Confira alguns cuidados básicos que as mulheres mais velhas, especialmente, devem ter:
- Cuidar da limpeza e da hidratação da pele;
- Evitar ganho ou perda excessivos de peso;
- Limitar o tempo de exposição solar, utilizando bloqueadores solares, e não fumar;
- Ter hábitos alimentares saudáveis.
A autoestima ajuda a evitar doenças mentais, principalmente na terceira idade. Portanto, além dos cuidados listados, é imprescindível que a mulher idosa procure encontrar o equilíbrio emocional, evite aborrecimentos e nutra a mente, o corpo e o espírito.
Desejamos um Feliz Dia da Mulher a todas! Cuidem-se!
Fontes: Uol e Guardiões de Vidas