No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, esses seres tão especiais e iluminados, que despertam e inspiram o melhor que há em nós.
E você sabia que, além do carinho e da deliciosa comida da vovó e das histórias divertidas do vovô, nossa relação com os avós ainda é benéfica à saúde?
Na última década, descobertas significativas surgiram para lançar luz sobre os importantes benefícios do relacionamento dos netos com seus avós – para as pessoas em ambos os lados da equação.
Um estudo realizado por pesquisadores do Boston College descobriu que laços emocionalmente próximos entre avós e netos adultos reduziram os sintomas depressivos em ambos os grupos.
Relacionamentos próximos entre avós e netos costumam ser um marcador de fortes laços familiares em geral, mas esses laços entre gerações também trazem seus próprios benefícios distintos, disse a autora principal Sara Moorman, professora associada de sociologia do Boston College.
Como as pessoas estão vivendo mais, esses laços se tornam ainda mais importantes.
Para os avós, o relacionamento com os netos fornece conexão com uma geração muito mais jovem e exposição a ideias diferentes, que de outra forma poderiam ser limitadas.
Para os netos, os avós podem oferecer sabedoria de vida que eles podem colocar em prática enquanto navegam na juventude.
“Os avós têm muita experiência – muitas vezes contam histórias sobre suas vidas e como as coisas funcionavam quando eram jovens e, uma vez que as crianças se tornam adultas, são capazes de maximizar essas lições”, disse Moorman, que realizou seu estudo em homenagem à própria avó.
Os avós também podem oferecer aos netos uma perspectiva histórica em primeira mão que enriquece suas vidas e a compreensão do passado.
Ligação com os avós x relações interpessoais dos netos
Pesquisas anteriores relacionaram laços fortes entre avós e netos com o ajustamento e comportamento social das crianças.
Um estudo com crianças inglesas de 11 a 16 anos, por exemplo, descobriu que relacionamentos próximos de avós e netos foram associados a benefícios variados, incluindo menos problemas emocionais e comportamentais e menos dificuldades com os colegas.
Esses relacionamentos também ajudaram a reduzir os impactos adversos de experiências como a separação dos pais.
Para os avós, o envolvimento com os netos pode ajudar a mantê-los mentalmente aguçados.
Um estudo australiano publicado em 2015 descobriu que as avós que ficavam observando seus netos tiveram um desempenho melhor em testes cognitivos do que as avós que não o faziam, e do que as mulheres que não tinham netos. (Curiosamente, no entanto, cuidar dos netos um dia por semana estava relacionado a um melhor desempenho no teste do que observá-los com mais frequência).
Claro, os relacionamentos entre avós e netos são moldados pelo contexto familiar mais amplo.
Como a relação com os pais influencia na relação com os avós
Um estudo com adolescentes israelenses publicado em setembro descobriu que quanto mais próximos os adolescentes eram de seus pais, mais eles se beneficiavam de relacionamentos fortes com seus avós.
Especificamente, entre os adolescentes que relataram ser muito próximos de seus pais, laços fortes com os avós foram mais eficazes na redução de problemas emocionais e comportamentais.
Os avós tendem a complementar relacionamentos de boa qualidade com os pais, e ambos os relacionamentos reduzem as dificuldades de adaptação dos adolescentes, disse o autor do estudo, Shalhevet Attar-Schwartz, da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Como os pais preenchem a lacuna de gerações entre avós e netos, eles ajudam a moldar esses relacionamentos e podem influenciar a força do vínculo avô-neto.
Ou, seja, relacionar-se e/ou estimular esse contato frequente entre avós e netos, além de prazeroso, é saudável para ambos.
Assim que possível, portanto, após a pandemia, venha e/ou traga as crianças para visitar os avós aqui, na Pousada Outono – lar para idosos.
Curta muito seus avós e incentive seus filhos a fazerem o mesmo! São memórias maravilhosas e indeléveis, para toda a vida!
A todos os vovôs e vovós, todo o nosso carinho e um feliz dia!