Recentemente celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/2) e Dia da Mamografia (5/2).
Essas datas foram criadas pelos órgãos competentes com o intuito de conscientizar a população sobre a doença e, em se tratando do Câncer de Mama, incentivar o diagnóstico precoce, através da realização do exame chamado mamografia.
A chegada da terceira idade requer maiores cuidados com a saúde em geral, e especialmente, em relação à prevenção do câncer. Essa atenção se justifica pelo fato de que 70% de todos os casos da doença no mundo acontecem justo nessa faixa etária.
Sintomas do Câncer de Mama
O sintoma do câncer de mama mais comum e fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.
A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Vale lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Como Prevenir o Câncer de Mama na Terceira idade?
O estilo de vida saudável é um dos pilares para a prevenção do câncer também na terceira idade. O câncer de mama exemplifica a importância desse cuidado.
Segundo especialistas, alguns fatores vêm de antes, como o fato de ter amamentado, que é fundamental na proteção da mulher contra a doença.
No entanto, na faixa da terceira idade, quando as mulheres já passaram pela fase reprodutiva, o principal é ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo e a ingestão de álcool, pois isso é o que previne contra o câncer de mama.
Além das mudanças no estilo de vida, o autoexame e a realização da mamografia são fundamentais, especialmente entre os 50 e 69 anos.
O Tratamento do Câncer de Mama em Idosas
Avaliando a mortalidade por câncer de mama, nota-se que as mulheres idosas têm menor chance de cura que as jovens, principalmente por atraso no diagnóstico e/ou omissão de tratamentos.
As mulheres mais velhas não costumam fazer mamografia de rotina e tendem a não reportar sintomas mamários, como nódulos, fazendo com que grande parte dos tumores nesta idade seja detectada em estágios maiores que as mulheres mais jovens.
Reforçamos que adotar um estilo de vida mais equilibrado, em qualquer fase da vida, pode fazer a diferença frente a um possível diagnóstico de câncer.
Um organismo mais saudável terá maiores chances de superar os efeitos adversos dos tratamentos contra a doença, que são invasivos e agressivos, incluindo cirurgias, quimioterapia, radioterapia, entre outros.
Número de Casos de Câncer de Mama no Mundo
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos.
É a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres .
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para o ano de 2020 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres.
A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por ela causada. Portanto, previna-se e cuide-se. Faça o autoexame e mamografia regularmente.
Fonte: Ministério da Saúde