Com a recente chegada do inverno, no dia 21, a atenção aos idosos deve ser redobrada. A queda da temperatura os deixa mais vulneráveis a questões de saúde variadas relacionadas ao clima.
Entre os principais riscos das baixas temperaturas à saúde dos mais velhos estão: a hipotermia – queda da temperatura corporal, imobilidade – ausência de movimentação, infecções – como gripe e pneumonias, e dores crônicas – aumento das dores crônicas como artrites e artroses.
Hipotermia: condição perigosa que pode atingir os idosos no inverno
A hipotermia acontece quando a temperatura basal fica abaixo dos 35ºC e o corpo não consegue gerar calor. Nos mais jovens, a temperatura corporal fica em torno dos 36,5ºC, enquanto nos idosos 35,5ºC passa a ser considerado normal.
Os sintomas clássicos da hipotermia incluem calafrios, pele fria e pálida, pulsação lenta, dificuldade na respiração e lentidão nos movimentos, mas nem sempre esses sintomas estão presentes no idoso, por isso pode ser mais difícil reconhecê-la.
Caso aconteça, o recomendado é agasalhar e aquecer o idoso e levá-lo imediatamente ao hospital, devido ao risco elevado de arritmia. No inverno a incidência de infartos e AVC aumenta justamente por conta das baixas temperaturas.
Doenças respiratórias comuns nos idosos no inverno e vacinação
No inverno, é mais comum a ocorrência de doenças respiratórias como resfriado, gripe, pneumonia, e alergias como a rinite e sinusite.
Os idosos, por natureza, têm a imunidade e reservas funcionais mais baixas, assim como menor capacidade de regular a temperatura corporal.
Por isso é preciso ter um maior cuidado com eles, a fim de prevenir as infecções, que são comuns nesta época do ano.
Uma vez que fazem parte do grupo de risco, precisam estar sempre com a vacinação em dia. É importante que eles tomem a vacina da influenza anualmente e a antipneumocócica a cada cinco anos.
Confira 11 dicas para manter a saúde dos idosos no frio:
- Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre e salas frias. Como bonés, toucas, mantas e etc;
- Tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos;
- Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas;
- A hidratação da pele devera ser recomendada sempre com uso de hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca;
- Usar cobertores que retenham calor principalmente no período do sono quando há um declínio da temperatura corporal;
- Tomar as vacinas contra gripe e pneumonias;
- Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias;
- Buscar realizar atividades indoor, isto é, dentro de casa e/ou em ambientes fechados, seguindo as medidas de proteção relacionadas à Covid-19;
- Fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas;
- Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente.
- Em locais com lareiras é importante ter cuidado com manipulação do fogo e intoxicação pelo monóxido de carbono devido a janelas fechadas.
Ajude a proteger os amados velhinhos neste inverno, assim como fazemos aqui, na Pousada Outono! Uma ótima estação gelada a todos!