A velhice é uma ótima época para sentar e aproveitar a vida. Você é muito mais sábio, as opiniões das pessoas não o perturbam facilmente, você está muito mais confortável em sua própria pele, seus filhos saíram de casa e você tem a liberdade para fazer todas as coisas que quiser.
Desfrutar da vida contribui significativamente para o envelhecimento saudável. Um estudo conduzido por pesquisadores da University College de Londres mostrou que pessoas felizes eram mais ativas e em forma.
O estudo acompanhou homens e mulheres com 60 anos ou mais ao longo de 8 anos, e examinou a relação entre uma perspectiva positiva e o bem-estar físico.
A pesquisa revelou que idosos felizes tinham menos problemas para se levantar, se vestir ou tomar banho, em comparação com idosos infelizes, que tinham duas vezes mais chances de desenvolver diabetes, doenças cardíacas, câncer e derrames.
O gozo da vida e a felicidade geral são determinantes relevantes da mobilidade e da incapacidade futura dos idosos. O estudo foi publicado no Canadian Medical Association Journal.
Dicas para se manter feliz e saudável na terceira idade:
Pratique exercícios físicos
O autor de ‘The Longevity Process’ Howard Friedman, que também é professor de psicologia na Universidade da Califórnia, diz que os genes contribuem com apenas um quarto a um terço de sua longevidade. O resto? Bem, isso é com você.
O exercício e o bem-estar físico são uma ótima maneira de começar. Os exercícios elevam o seu espírito e os seus níveis de energia, fazendo com que se sinta melhor. Isso ocorre porque seu corpo libera hormônios de bem-estar conhecidos como endorfinas. Os atletas se referem a essa sensação como a emoção do corredor.
Se você nunca fez exercícios anteriormente, não é tarde para começar. Um estudo de Harvard conduzido em mais de 1.600 homens e mulheres mais velhos mostrou que incorporar exercícios leves em sua rotina, mesmo que você não tenha feito antes, reduz em 25% as chances de ficar incapacitado.
Os exercícios também ajudam a aliviar a dor crônica de doenças como artrite e nervos pinçados. Eles auxiliam ainda a manter o peso e a evitar doenças como obesidade e diabetes, melhoram o metabolismo, reduzem a pressão arterial e fortalecem o sistema imunológico.
Coma bem e de forma consciente
Ter uma dieta balanceada pode ser comparado à atividade física em sua importância para a saúde, de acordo com uma pirâmide criada para idosos por pesquisadores da Tuft University. Embora seu corpo esteja passando por algumas mudanças, os momentos das refeições ainda podem ser prazerosos.
Coma com um amigo ou parente para evitar a solidão. Além disso, faça um esforço para garantir que sua comida seja saborosa e bem apresentada, para despertar seus sentidos e melhorar seu apetite.
Beba bastante água e tenha uma dieta deve rica em fibras (alimentos integrais, nozes, frutas e vegetais) e proteína magra.
Você também deve tomar suplementos como cálcio e magnésio, mas somente após consultar um médico.
Passe tempo com a família e/ou amigos
Uma pesquisa realizada em 2011 mostrou que os idosos que passavam horas diárias socializando eram mais felizes, aproveitavam a vida e tinham menos probabilidade de ficarem estressados ou preocupados. Há evidências de que a solidão aumenta as chances de depressão e doença.
Certifique-se de interagir com pelo menos uma pessoa todos os dias. Se seus amigos se mudaram ou faleceram, é hora de fazer novos amigos. Junte-se a clubes com atividades de seu interesse ou seja voluntário, onde provavelmente encontrará pessoas que compartilham seus interesses e valores.
Tenha uma rede de apoio em tempos de mudança
Quando ocorrer uma mudança drástica na vida, como a perda de uma pessoa próxima, você precisará de um sistema de suporte confiável.
Trabalhar suas emoções, falando sobre elas e ouvindo pessoas que passaram por experiências semelhantes, acalma a alma e o ajudará no processo de cura.
O conhecimento da universalidade do sofrimento fará com que você se sinta menos sozinho. Fale com um especialista em saúde se estiver se sentindo deprimido. Isso pode ser tratado com medicamentos e psicoterapia; portanto, melhorando sua saúde física.
Embora seja verdade que a deficiência leva à depressão, o inverso também é verdadeiro (a depressão pode levar à deficiência). É por isso que é importante sempre estender a mão para alguém e falar sobre o seu sofrimento.
Mantenha-se atualizado
Ouça o novo álbum de Lady Gaga pelo menos uma vez ou pesquise suas músicas favoritas no YouTube, de Ella Fitzgerald a Stevie Wonder e Dolly Parton. A música melhora o humor, a postura e a memória – faz parte do tratamento para pacientes com demência.
Inscrever-se em mídias sociais como Twitter e Facebook também é uma forma de manter o contato com os amigos e parentes mais jovens, além de ficar por dentro do que está acontecendo no mundo.
Cuide da sua aparência
Só porque você está avançando nos anos, não significa que não possa fazer isso com estilo. Quando você tem uma boa aparência, você se sente ainda melhor.
Use protetor solar quando sair de casa, para proteger a pele, use cremes para o rosto e corpo e beba bastante água.
Um bom corte de cabelo pode ainda transformar o seu rosto.
E se você tiver dentes manchados de vinho ou café, por exemplo, pode fazer o clareamento em um procedimento rápido e simples. Ter uma boa aparência o deixará confiante e alimentará seu propósito.
Aprenda algo novo sempre que possível
Não há maneira melhor de manter seu cérebro alerta do que esta. Aprenda um novo esporte, instrumento, linguagem ou habilidade.
Se você normalmente gosta de cozinhar, pode começar a assar. Se você usa a mesma rota para o supermercado, pode tentar usar uma rota diferente. Estudos mostram que quebrar seu padrão para aprender algo novo pode melhorar sua memória.
Ria! E muito!
Rir reduz o cortisol, o hormônio do estresse. De acordo com um estudo realizado em 2014, 20 minutos gastos assistindo a vídeos engraçados ajudaram a melhorar a memória em idosos. Algumas pesquisas também mostram uma ligação entre felicidade e menor risco de doenças cardíacas. Portanto, ria o máximo que puder, porque o riso é realmente o melhor remédio.