A saúde mental dos idosos é um dos temas que mais preocupa nessa pandemia, uma vez que eles foram impactados diretamente pelo isolamento social. Como ajudar a preservar a saúde mental dessas pessoas e impedir que a solidão afete excessivamente seu cérebro e corpo?
Por demandarem atenção redobrada, os idosos vivem um isolamento social mais intenso e estão mais sujeitos aos sentimentos e sensações de solidão, ansiedade e abandono.
A terceira idade já requer um pouco mais de atenção, pois é quando há maior tendência ao desenvolvimento desses sintomas. E o isolamento exigido durante a pandemia tem riscos diretos e indiretos, que podem interferir na saúde física, mental e emocional deles.
Por isso, se você convive com um idoso, ajude nesse cuidado. Pergunte se você pode auxiliar em algo, observe como ele está passando por esse momento, se compartilha seus sentimentos, e se há risco de estar vivendo um desamparo.
Já se você é idoso ou idosa, viva e se proteja, e não apenas sobreviva. Lembre-se de que atualmente é possível continuar comunicável com os amigos e parentes, mesmo com a distância física ou geográfica. Aventure-se nas tecnologias para esses encontros e, caso não saiba como, peça ajuda!
Dicas para manter a saúde mental dos idosos
Confira 8 dicas que vão ajudar a manter a saúde mental dos idosos durante o isolamento social:
- Manter contato com amigos e familiares, respeitando o distanciamento e utilizando máscaras, ou realizar os encontros virtuais que mencionamos acima;
- Fazer caminhadas no quintal ou jardim ou ao redor da casa, sempre que possível;
- Manter uma rotina, acordando e dormindo no mesmo horário todos os dias, fazer todas as refeições; Trocar a roupa ao acordar, não passar o dia de pijama;
- Tirar alguns minutos do dia para tomar sol, relaxar e absorver vitamina D (antes das 10h e após as 16h) – confira o post sobre a importância do contato com a natureza clicando aqui;
- Testar ou retomar hobbies, como dança, yoga, alongamento, leitura, costura, jardinagem; Ou ainda ouvir música, cozinhar ou tocar um instrumento;
- Conversar sobre histórias antigas e rever fotos de momentos especiais e felizes;
- Assistir a filmes que gosta (junto com os parentes ou individualmente) e, após o filme, combinar uma conversa sobre eles (pessoal ou virtualmente);
- Jogos de mesa, como damas ou dominó, caso tenha companhia;
É importante reforçar sempre para o idoso que o isolamento é necessário, mas que é uma fase, e vai passar. Em breve eles vão poder sair e reencontrar os amigos e parentes. Assim, ele vai se sentir mais seguro.
É preciso cuidado também para não infantilizar o idoso, uma atitude que pode interferir negativamente na autoestima dele. Deixe que ele demonstre e fale sobre seus desejos e opiniões e preserve a sua autonomia. A rotina precisa ser confortável e agradável para ele.
Se você é idoso, não deixe de se proteger e aproveite o momento para investir em seus interesses. Essa é a hora de tirar aquela curiosidade que você sempre teve ou aprender aquela língua que sempre teve vontade.
Proteja a sua vida, que com certeza sairemos melhores desse momento desafiador!