Em tempos de pandemia de covid-19, o tema “imunidade” está mais em alta do que nunca, especialmente entre os idosos, um dos principais grupos de risco da doença.
O sistema imunológico é composto por um conjunto de células e órgãos que protegem o organismo contra infecções.
Quando o novo coronavírus, por exemplo, invade nosso corpo e nos adoece, esse “super sistema” age para combatê-lo e nos curar o mais rápido possível.
A idade, entretanto, faz com que a resposta imune de defesa do organismo diminua.
Mas afinal, o que pode ser feito em termos de nutrição para se fortalecer o sistema imunológico e dar uma ajudinha extra a esse combate, especialmente se você ou seu ente querido tem 60 anos ou mais?
A alimentação saudável é uma das melhores opções para se alcançar esse objetivo, e o segredo é a diversidade no prato. Para montar um cardápio rico em vitaminas e nutrientes, busque variar ao máximo os ingredientes e suas cores.
Comer legumes, folhas, cereais, laticínios e carnes garante os nutrientes necessários para a multiplicação e funcionamento completo das células do sistema imune.
Alimentação de qualidade para os idosos
Como dito anteriormente, as frutas, legumes, verduras e proteínas são muito importantes para uma boa alimentação, e também para os idosos. O ideal é sempre optar por alimentos frescos e evitar os processados.
Além disso, devemos levar em conta três fatores que influenciam na nutrição de pessoas na terceira idade:
Perda Dentária
É comum que o idoso deixe de comer alguns alimentos quando passa a ter problemas para mastigar. Caso exista essa dificuldade, é recomendada a ida ao dentista.
Carne, aves, peixes, ovos, leite e derivados e alimentos que contêm ferro e previnem a anemia, como feijão, rúcula e agrião são indispensáveis para uma dieta balanceada e para o fortalecimento da imunidade.
Alteração nas Papilas Gustativas
Você sabia que a mudança no paladar dos idosos pode levar ao exagero de sal e açúcar? Essa alteração faz com que eles sintam a comida insossa ou menos doce e peçam para adicionar mais sal e açúcar aos pratos.
Caso aconteça o pedido por sal, por exemplo, os temperos naturais como ervas frescas, alho e cebola, são uma ótima opção para ajudar a dar mais gosto à refeição.
Absorção de Nutrientes Diferenciada
A absorção de nutrientes é menor nesta fase da vida; portanto, o idoso deve comer mais vezes ao dia, em porções menores.
Além disso, é importante que tome banho de sol frequentemente, o que auxilia na absorção do cálcio pelo organismo.
Na Pousada Outono, contamos com um nutricionista que avalia cada hóspede, a fim de averiguar a necessidade nutricional individual.
Oferecemos uma alimentação balanceada, de acordo com as recomendações médicas e as condições de saúde de cada idoso, respeitando restrições e até mesmo seus pratos preferidos.
Clique aqui para falar com a nossa equipe e saber mais!
Nosso desejo para você e /ou seu velhinho querido é “que o alimento seja o seu único remédio.”
Fonte: Ministério da Saúde