Um dos desafios mais difíceis que você pode enfrentar ao cuidar de idosos é a resistência ao cuidado. Como ajudar um ente querido que não quer ajuda? Leia o post e saiba como driblar o problema.
O que causa a resistência ao cuidado?
Se o seu ente querido precisa de cuidados, ele provavelmente está lidando com uma perda – física, mental, de um cônjuge ou de independência. Aceitar ajuda pode significar abrir mão da privacidade e ajustar-se a novas rotinas. Como resultado, o idoso pode se sentir assustado e vulnerável, com raiva por precisar de ajuda ou culpado pela ideia de se tornar um fardo para a família e os amigos.
Em alguns casos, a pessoa pode ser teimosa, ter problemas de saúde mental ou simplesmente achar que é um sinal de fraqueza aceitar ajuda. Ele ou ela também pode estar preocupado com o custo de certos tipos de cuidados. A perda de memória também pode tornar difícil para seu ente querido entender por que ele precisa de ajuda.
Qual é a melhor maneira de abordar um ente querido sobre a necessidade de cuidados?
Em alguns casos, o médico iniciará uma discussão com o idoso sobre suas necessidades de cuidados. Se você está iniciando a conversa e suspeita que ele(a) será resistente ao cuidado – seja da família, outros contatos próximos ou um serviço – considere estas dicas:
• Determine qual ajuda é necessária. Faça uma avaliação honesta de que tipo de ajuda seu ente querido precisa e quais serviços podem funcionar melhor.
• Escolha um momento em que você e ele(a) estejam relaxados. Isso tornará mais fácil para vocês ouvirem um ao outro e falarem o que pensam.
• Pergunte sobre suas preferências. Embora você não consiga atender a todos os desejos de seu ente querido, é importante levá-los em consideração. Se ele (a) tiver dificuldade para realizar estas definições, simplifique suas explicações e as decisões que você espera que ele tome.
• Recrute a ajuda de membros da família. A família e os amigos podem ajudá-lo a persuadir o idoso a aceitar ajuda.
• Não desista. Se ele(a) não quiser discutir o assunto na primeira vez que você o(a) abordar, tente novamente mais tarde.
Quais são as estratégias mais eficazes para gerenciar a resistência ao cuidado?
Para incentivar a cooperação, você pode:
• Sugerir um teste. Não peça ao seu ente querido que tome uma decisão final sobre o tipo de cuidado que ele ou ela recebe imediatamente. Um teste o(a) dará a chance de testar e experimentar os benefícios da assistência.
• Descreva os cuidados de forma positiva. Consulte os cuidados de repouso como uma atividade que seu ente querido gosta. Fale sobre um provedor de cuidados domiciliares como um amigo. Você também pode chamar o atendimento aos idosos de um clube ou se referir ao seu ente querido como voluntário ou ajudante no centro.
• Explique suas necessidades. Considere pedir ao idoso que aceite cuidados para tornar sua vida um pouco mais fácil. Lembre-o(a) que, às vezes, ambos precisam se comprometer em certas questões.
• Custo de endereço. Seu ente querido pode resistir aos cuidados por preocupação com o custo. Se os cuidados de seu ente querido forem cobertos por um plano de saúde e/ou financiamento, compartilhe essas informações para ajudar a aliviar suas preocupações.
• Escolha suas batalhas. Faça o seu melhor para entender o ponto de vista do idoso e concentre-se no quadro geral. Evite brigas sobre questões menores relacionadas aos seus cuidados.
Tenha em mente que essas estratégias podem não ser apropriadas ao lidar com um ente querido que tenha demência.
O que mais pode ser feito?
Se o idoso continuar a resistir aos cuidados e se colocar em perigo, peça a ajuda de um profissional. Ele(a) pode estar mais disposto(a) a ouvir os conselhos de um médico, advogado ou gerente de cuidados sobre a importância de receber cuidados.
A resistência ao cuidado é um desafio que muitos cuidadores enfrentam. Ao manter seu ente querido envolvido nas decisões sobre seus cuidados e explicando os benefícios da assistência, você poderá ajudá-lo a se sentir mais à vontade para aceitar ajuda.
Pousada Outono: Nós trabalhamos com cuidados
Quando precisar de auxílio para cuidar do idoso, lembre-se que pode contar com a Pousada Outono. Nossos serviços são prestados por uma equipe altamente capacitada e qualificada para tais atividades, e estão inclusos para todos os moradores da casa. Oferecemos um verdadeiro lar, com muito amor, carinho, conforto, tranquilidade e muita dedicação.
Para saber mais, clique aqui.