Ontem 10/9 foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e precisamos falar do mal do século – a depressão.

Ao contrário do que alguns possam acreditar, a depressão não é uma parte normal do processo de envelhecimento.

A depressão pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, dependendo da genética, da química do cérebro e de fatores ambientais.

O envelhecimento, entretanto, traz desafios únicos, e alguns deles podem desencadear solidão e depressão.

Continue lendo para aprender sobre os sinais e sintomas de depressão e o que pode ser feito para ajudar o adulto mais velho em sua vida que pode estar vivenciando o quadro.

Gatilhos da depressão na terceira idade

Cada estágio que percorremos na vida inclui muitas mudanças significativas, e os anos dourados não são exceção.

Os adultos mais velhos podem experimentar experiências significativas que podem desencadear a depressão em alguns.

A aposentadoria, por exemplo, pode ser uma transição muito difícil, principalmente para aqueles que confiaram na carreira para definir seu propósito.

Já mudanças na saúde podem desencadear depressão em outras pessoas, pois seus corpos desenvolvem uma limitação física ou deficiência e elas não são mais capazes de realizar as atividades que amam.

Todos experimentam dias de tristeza aqui e ali, mas esteja atento para os sintomas da depressão.

Sintomas de depressão nos mais velhos

Os sintomas de depressão incluem perda de interesse em hobbies ou atividades, mudanças no sono (dormir muito ou pouco), mudanças no apetite, retraimento social, dores físicas, irritabilidade excessiva, apatia geral e perda de memória não relacionada à demência.

Se os sintomas de depressão estiverem surgindo, a boa notícia é que há ajuda disponível.

Como ajudar o idoso com depressão

Procure o conselho de um profissional que possa fornecer medicamentos, terapia ou encaminhamento para um especialista em saúde mental. Incentive seu ente querido a buscar ajuda e apoie-o ao longo do caminho.

Existem muitas maneiras proativas de ajudar os idosos a evitar a depressão.

A importância da socialização no combate à depressão

Pesquisas descobriram que a solidão e o isolamento podem ter um efeito prejudicial em nossa saúde e bem-estar.

Se um idoso mora sozinho, por exemplo, e tem dificuldade para dirigir ou sair de casa, há um risco maior de solidão e efeitos negativos do isolamento.

Os adultos mais velhos que não têm conexões sociais geralmente sofrem taxas mais altas de lesões, infecções, declínio cognitivo e / ou depressão.

Manter conexões é crucial para nosso bem-estar. Se feito com segurança, e seguindo os protocolos no combate à Covia-19, os idosos podem se beneficiar de visitas regulares de cuidadores e/ou familiares.

Lembre-se de que a conexão não é apenas passar tempo um com o outro, mas dedicar um tempo para ouvi-lo e compreende-lo.

Fazer parte de uma comunidade também pode ajudar alguém a evitar os perigos do isolamento e da solidão.

Os idosos que vivem em uma moradia assistida, por exemplo, têm o benefício de estarem cercados por outras pessoas e de terem oportunidades regulares de conexão.

Na Pousada Outono, lar para idosos que oferece vida assistida e serviços especializados, os residentes se conectam regularmente fazendo refeições, participando de atividades em conjunto e participando de grupos de interesse.

Como a tecnologia pode ajudar

Outra forma de ser proativo contra a depressão e o isolamento é aproveitar as vantagens da tecnologia e de tudo o que ela oferece.

A pandemia nos ensinou o importante papel que a tecnologia pode desempenhar para conectar outras pessoas.

Videochamadas, compartilhamento de fotos digitais e mídia social podem servir para aliviar o isolamento.

Se um idoso não estiver familiarizado com tecnologia ou se sentir intimidado por usar os gadgets mais recentes, um simples telefonema ou e-mail pode fazer maravilhas para melhorar o humor e ajudá-lo a se sentir menos isolado.

Exercícios para auxiliar na saúde física e mental dos idosos

O exercício regular é outra forma comprovada de evitar a depressão. Demonstrou-se que caminhadas regulares ao ar livre na natureza elevam o ânimo e o humor.

Na Pousada Outono, os idosos frequentemente realizam caminhadas ao ar livre, em contato direto com a natureza.

Envelhecer traz seus desafios únicos, mas não precisa significar depressão e solidão. Os adultos mais velhos podem evitar o isolamento e seus perigos fazendo um esforço para se conectar com outras pessoas, aproveitando a tecnologia, fazendo exercícios regularmente e encontrando um senso de propósito.

Lidar com a depressão e evitar os perigos do isolamento pode dar ao adulto mais velho em sua vida a liberdade de desfrutar de todos os benefícios que os anos dourados podem proporcionar.

Deixe seu comentário