“Vem chegando o verão…”
A estação mais quente do ano se aproxima e os idosos devem tomar alguns cuidados especiais para evitar problemas de saúde recorrentes nesse período. Saiba mais!
Dezembro Laranja
O “Dezembro Laranja” é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para incentivar a todos, inclusive os mais velhos, a utilizarem o protetor solar como forma de evitar o câncer de pele.
As doenças de pele, uma das mais frequentes do ser humano, afetam de 1/3 a mais de 50% das pessoas e, na faixa etária idosa, esse índice é ainda maior.
Além disso, os idosos estão mais sujeitos à desidratação e hipertermia, que é o aumento da temperatura do corpo com o calor.
Os perigos da desidratação e da hipertermia
Ao envelhecer, a quantidade de água no corpo diminui, assim como a sensação de sede. “No caso dos idosos, não se pode esperar ter vontade de tomar água para fazê-lo. Eles devem procurar bebê-la com constância, como uma rotina mesmo”, explica a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Somando-se esses fatores à maior exposição ao calor no verão, as chances de desidratação aumentam. Incluir legumes, frutas e verduras nas refeições é necessário para repor os nutrientes perdidos na transpiração.
Ainda segundo a SBGG, o corpo do idoso dá sinais de que está desidratado quando lábios e língua ficam secos e há diminuição da quantidade de urina. Podem ser notadas também alterações como confusão mental, dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar.
Já os sintomas de alerta para hipertermia são: contraturas musculares, náuseas, vômitos, dor de cabeça, fraqueza e até mesmo convulsões.
Atenção também para a queda repentina da pressão, uma das complicações decorrentes do calor que aumenta o risco das potencialmente perigosas quedas.
Aqui, na Pousada Outono – Moradia Assistida para Idosos, temos cuidado constante com a proteção e hidratação dos hóspedes, e oferecemos toda a assistência necessária a fim de evitarmos possíveis contratempos causados pelo aumento da temperatura.
Dicas práticas para os idosos no verão
Diante disso tudo, confira 9 dicas da SBGG para que os idosos passem o verão com saúde e qualidade de vida:
- Beber grande quantidade de água – o ideal é consumir no mínimo 2 litros ao longo do dia
- Nos horários de sol forte procurar abrigo em lugares cobertos e arejados ou em áreas que possuam ar condicionado
- Vestir-se com roupas leves, frescas – como as de algodão e cor clara. Óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o calor
- Evitar atividade física extenuante na parte mais quente do dia (entre as 10 da manhã e às 16 horas) – em especial a prática de esportes ao ar livre neste período
- Filtro solar e banhos mais frios são alguns dos cuidados com a pele essenciais
- Evitar tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação
- Evitar refeições quentes. Privilegie alimentos como as frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos mais refrescantes. Sorvetes também devem ser lembrados neste período
- Alimentar-se com uma frequência a cada três horas
- Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada, a fim de se evitar contaminação, vômitos e diarreia.
Um ótimo verão para todos!