Ano após ano, a população idosa bate recordes no Brasil.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os idosos já representavam 15,7% da população em 2019, contra 12,8% de crianças.

Ainda de acordo com o estudo, em 2047, a curva de crescimento no número de habitantes deve inverter, ou seja, vai deixar de crescer e entrar em queda, devido à combinação entre o aumento da qualidade de vida com a diminuição da natalidade no País.

Esse aumento da população com mais de 60 anos fez com que algumas áreas se destacassem e ampliou o número de oportunidades no mercado de trabalho.

Dentre as áreas em destaque se encontra a Gerontologia, que estuda o processo de envelhecimento para oferecer uma vida mais tranquila, considerando aspectos físicos, psicológicos e biológicos.

Gerontologia x Geriatria

Ao contrário do que muitos pensam, Gerontologia e Geriatria não significam a mesma coisa.  

A Geriatria é uma área dentro da Medicina que trata exclusivamente de doenças presentes nos idosos.

Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos.

Esta é uma profissão que não envolve apenas a área da saúde. O gerontólogo precisa estar atento às necessidades físicas, emocionais e sociais durante o envelhecimento. Ou seja, envolve políticas públicas, além de questões econômicas e culturais.

O profissional trabalha em conjunto com famílias, instituições, empresas e órgãos públicos para detectar essas necessidades dos idosos e assim, oferecer a eles melhor qualidade de vida.

Desta forma, a Gerontologia está cada vez mais presente na atualidade, com crescentes estudos e demanda maior diante o mercado de trabalho.

A atuação do gerontólogo na sociedade

O gerontólogo pode atuar em assistência social, promover dinâmicas em grupo, trabalhos manuais e ajudar os idosos a enfrentar os preconceitos que venham a aparecer. Também pode atender aos idosos que sofreram maus-tratos.

Mas o bacharel em Gerontologia pode focar o seu trabalho em outros grupos de pessoas, como moradores de rua, imigrantes, pessoas que sofrem de problemas mentais ou que vivem abandonadas. Essa profissão é muito bonita e requer muita dedicação e amor ao próximo.

A gerontologia é um campo aberto, que busca integrar todas as áreas do envelhecimento. Mais do que qualidade de vida, engloba planejamento.

Por que estudar gerontologia?

Com uma população em envelhecimento global, a sociedade é muito afetada. De assistência médica a previdência social e muito mais, os efeitos em larga escala afetam a vida de todos nós. O mundo precisa, cada vez mais, de especialistas para abordar as políticas e proteger as necessidades desse grupo de pessoas.

Embora a geriatria seja igualmente importante e necessária, os gerontólogos podem criar mudanças positivas e auxiliar na tomada de decisões, adicionando conhecimentos de diferentes origens, como enfermagem, sociologia, serviço social, economia, etc.

Habilidades requeridas ao gerontólogo

Além de possuírem amplos conhecimentos na área de Gerontologia, os gerontólogos precisam apresentar algumas habilidades e competências para que possam ser considerados bons profissionais e atuar com assertividade em prol da melhora da saúde de pessoas da terceira idade, como:

– Dedicação, motivação e cuidado;

– Empatia;

– Bom relacionamento interpessoal;

– Criatividade;

– Constante atualização dos saberes;

– Responsabilidade.

Se você tem o perfil e ama lidar com os velhinhos, que tal, então, se especializar na área de atuação, e auxiliar o país a envelhecer da melhor forma possível? Pense nisso!

Fonte: Saúde Business

Deixe seu comentário