O Dia Mundial do Parkinson, comemorado em 11 de abril, é um alerta para a doença que atinge 1% da população mundial acima dos 65 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Mal de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente na população. Só no Brasil, cerca de 200 mil pessoas são portadoras desta doença e, apesar dos números serem preocupantes, ela ainda não é tão conhecida.

O que é a doença de Parkinson

A doença de Parkinson é marcada pela degeneração progressiva dos neurônios produtores do neurotransmissor dopamina, intimamente relacionados ao domínio sobre os movimentos do corpo. 

Esse processo de destruição das células nervosas ocorre em vários cantos do cérebro e gera, na maioria das vezes, sintomas como rigidez muscular e tremores involuntários.

Outros sinais que evidenciam esse problema é a maior lentidão de movimentos, o ato de caminhar vagarosamente e arrastando os pés, ou assumir uma postura mais inclinada para a frente. 

Causas da doença de Parkinson

Com o envelhecimento, todos os indivíduos saudáveis apresentam morte progressiva das células nervosas que produzem dopamina.

Algumas pessoas, entretanto, perdem essas células (e consequentemente diminuem muito mais seus níveis de dopamina) num ritmo muito acelerado e, assim, acabam manifestando os sintomas da doença. 

Não se sabe exatamente que motivos levam a essa perda progressiva e exagerada de células nervosas (degeneração), muito embora existam várias pesquisas e estudos sobre o assunto.

Mais de um fator pode estar envolvido no desencadeamento da doença, como genéticos ou ambientais.

Sintomas do Mal de Parkinson

O Parkinson é uma doença que tem manifestação lenta e progressiva, compromete pessoas de ambos os sexos, de todas as raças, e de diferentes idades.

Geralmente, os sintomas mais comuns são unilaterais, afetando mais um lado do corpo do que o outro.

Vamos ver alguns dos sinais mais comuns da doença de Parkinson?

Tremor em repouso

Os tremores nas extremidades das mãos e dos pés são notados mesmo se esses membros estiverem em repouso. Esses tremores provocam um movimento que deixam as mãos inquietas. No estágio mais avançado da doença, os pés também são afetados.

Anormalidades na postura corporal

A doença de Parkinson também pode provocar anormalidades na postura corporal do idoso. A mais comum é a inclinação da cabeça mais para a frente, ao caminhar. Em alguns casos, o tronco fica mais voltado para um dos lados do corpo.

Rigidez muscular

A rigidez muscular resulta em uma maior dificuldade para a execução de alguns movimentos passivos. Isso é percebido quando se tenta movimentar os braços ou as pernas do parkinsoniano. Muitos idosos com Parkinson apresentam dificuldades de locomoção, lentidão no caminhar e queixas de dores que, às vezes, são confundidas com rigidez.

Mudanças no comportamento

Sinais de depressão, ansiedade e irritabilidade podem estar presentes. Por isso, deve-se buscar alternativas de tratamento para a sua reabilitação, através de um trabalho multiprofissional, possibilitando o foco nas necessidades de cada idoso, de forma mais abrangente.

A Pousada Outono conta com uma equipe multidisciplinar, formada por diferentes e experientes especialistas, prontos para auxiliar os idosos 24 horas por dia.

Através de mais de dez anos de fornecimento de soluções inovadoras que melhoram a saúde e a qualidade de vida para aqueles que precisam de cuidados, a Pousada Outono – Moradia Assistida Para Idosos se estabeleceu como uma das empresas de assistência domiciliar mais experientes do setor.

Nossa abordagem para o atendimento de qualidade se concentra no compromisso de fornecer um nível de especialização, treinamento, atendimento ao idoso e monitoramento difíceis de se igualar no setor.

Clique aqui e saiba mais!

4 Comments

  • Posted 15/06/2022 13:11 0Likes

    That is a good tip especially to those fresh to the blogosphere.

    Short but very accurate information… Many
    thanks for sharing this one. A must read post!

    • Posted 12/09/2022 14:49 0Likes

      Thank you so much, Rory!We are glad that you liked it!

  • Posted 15/06/2022 17:48 0Likes

    Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to
    get there! Appreciate it

    • Posted 12/09/2022 14:47 0Likes

      We are glad that you enjoyed it, Naomi! Thank you for your support!

Deixe seu comentário