Em tempos de Covid-19, o contato físico se tornou perigoso e ainda deve ser evitado, a menos que aconteça de forma segura, e /ou entre os residentes de uma mesma casa.

Entretanto, não podemos deixar de falar sobre a sua importância e os múltiplos benefícios que proporciona à saúde física e mental, especialmente do idoso.

O toque é talvez o sentido mais poderoso de todos. Desde o momento em que nascemos, antes que nossos olhos se abram, um toque suave nos acalma e nos mostra que alguém se importa. Nos estágios iniciais da vida, um toque carinhoso ajuda a criar um vínculo que nos molda pelo resto de nossas vidas.

Embora as pesquisas não possam provar exatamente como o toque nos afeta positivamente, estudos mostram que aqueles que são fisicamente tocados regularmente experimentam níveis mais altos do hormônio oxitocina.

De acordo com especialistas, a oxitocina reduz os níveis de estresse e, ao fazê-lo, desempenha um papel na redução da pressão arterial, mantendo o bom humor e aumentando a tolerância à dor.

Ninguém pode negar a sensação calorosa que experimentamos quando somos tocados. Abraços, dar as mãos e outros gestos físicos de afeto têm o potencial de aliviar nossas mentes, nos fazer sentir menos isolados e reduzir o estresse e a ansiedade.

Toque x envelhecimento

A necessidade de toques constantes pode desaparecer à medida que envelhecemos, mas os sentimentos que certos toques invocam não.

O toque é uma comunicação que transcende a idade e o tempo. Não importa quantos anos tenhamos, todos nós gostamos de ter nossas mãos seguradas, nossas costas acarinhadas ou a sensação de um abraço.

Idosos que moram sozinhos muitas vezes não vivenciam o simples ato do toque no dia a dia. As razões variam: cônjuges e amigos próximos faleceram, famílias moram em outros estados ou limitações físicas podem afetar a atividade e o contato com outras pessoas.

Lembre-se disso ao passar tempo com o idoso em sua vida. Um simples e encorajador braço em volta de um ombro ou um aperto momentâneo de uma mão transmite uma mensagem de afeto. Sentimentos de afeto podem fazer uma grande diferença na vida dos idosos.

Aqui, na Pousada Outono, encontramos uma forma de darmos abraços à vontade, de forma segura, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. Foi instalada na casa uma espécie de cortina de plástico transparente, com furos para os braços. Desta forma, podemos continuar proporcionando esse carinho tão importante aos nossos hóspedes.

A poderosa massagem

O sentido do tato é tão poderoso que alguns especialistas recomendam que clientes idosos recebam massagens profissionais regulares.

As massagens, em geral, não têm o objetivo de transmitir afeto, mas usam o poder do toque de outra forma. Pressionar suavemente os músculos ajuda a liberar a tensão, pode melhorar o fluxo sanguíneo pelo corpo e aliviar a dor da artrite.

Embora não haja afeto durante uma massagem profissional, a oxitocina liberada no corpo durante o processo produz os mesmos efeitos reconfortantes. No lugar de uma massagem de corpo inteiro, a massagem nos pés e nas mãos pode ser igualmente benéfica emocional e fisicamente.

Contato físico faz bem a todos

A mensagem do toque é simples. Como humanos, somos programados para formar laços emocionais que fortalecem nossos relacionamentos. A comunicação verbal facilita esses vínculos, enquanto a comunicação física os confirma.

Tocar em alguém que você ama muitas vezes transmite uma mensagem de uma forma que as palavras não conseguem.

Da próxima vez em que você passar algum tempo com seu ente querido idoso, estenda a mão e toque-o. Segure a sua mão. Ofereça um abraço caloroso.

É provável que você veja a solidão e a preocupação em seu rosto substituídas por um sorriso… e você poderá notar que o mesmo acontecerá com você.

Deixe seu comentário