De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de idosos chegará a 2 bilhões até 2050, representando um quinto da população mundial. Já no Brasil, em 2030, o número pessoas acima dos 60 anos vai ultrapassar o total de crianças entre zero e 14 anos.
A terceira idade traz consigo novos desafios, uma vez que o corpo muda e demanda cuidados especiais. Mas essa fase da vida pode ser saudável e prazerosa, se dermos atenção às novas necessidades do organismo e respeitarmos seus limites.
A terceira idade também pode ser prazerosa
Embora ainda exista um tabu em torno do tema envelhecimento e, muitas vezes, preconceito com essa fase, é possível ter qualidade de vida na terceira idade.
Mesmo com as mudanças no corpo, é possível realizar ações que ajudam a conservar a saúde e a qualidade do cotidiano.
No entanto, os resultados positivos exigem cuidados e atenção com a saúde constantes ao longo da vida.
Mesmo com as mudanças no corpo, é possível realizar ações que ajudam a conservar a saúde e a qualidade do cotidiano.
Quanto maior a dedicação à manutenção da saúde e preparação para a chegada da terceira idade, mais positivos os resultados. Para tanto, deve-se levar as seguintes questões em consideração:
Cuide-se hoje
A qualidade de vida chega após a nutrição contínua de bons hábitos. Então não deixe para depois, o ideal é começar hoje mesmo. Mudanças de hábitos podem prevenir doenças crônicas, como diabetes, alzheimer e depressão.
Tudo é uma questão de hábito, e mudar de atitude o quanto antes traz melhoras significativas.
Descubra novas paixões
Entenda que ficar mais velho não significa o fim da vida. Tudo muda, mas isso não impede que novas experiências possam ser vividas e aproveitadas, que você possa fazer planos, descobrir novas paixões e realizar sonhos.
Mantenha uma boa autoestima
A baixa autoestima é comum em idosos, um problema que afeta a saúde mental e física, gerando isolamento social e todas as consequências da falta de adaptação.
O idoso deve se orgulhar da própria vida. Ao associar os anos vividos à sabedoria e à experiência, por exemplo, fica mais fácil a adaptação a esse período.
Confira cinco medidas práticas que você pode começar a tomar a partir de hoje para garantir qualidade de vida na terceira idade:
- Abandone vícios
Largue vícios, como bebida e cigarro;
- Alimente-se de forma saudável
Inclua vegetais, grãos, cereais integrais, castanhas e alimentos ricos em Ômega 3 na dieta; lembre-se de beber bastante água! Modere também a quantidade de sal e prefira temperos naturais, como ervas frescas, alho e cebola.
- Pratique exercícios físicos regularmente
A atividade física retarda o envelhecimento, previne a perda de coordenação motora, dá qualidade ao sono e melhora a memória;
- Lembre-se de descansar
Procure ter uma rotina calma e evitar aborrecimentos;
- Mantenha a vida social ativa
A socialização é muito importante para a saúde mental e prevenção da depressão.
E quando você ou seu ente querido chegar a essa fase, conte com a Pousada Outono para oferecer um verdadeiro lar e ajudá-lo a ter uma rotina saudável e agradável .