Um novo mês acabou de começar e, com ele, uma campanha/causa muitíssimo importante e necessária: a conscientização das mulheres, especialmente, sobre o câncer de mama – doença com alto índice de incidência entre elas.

O já famoso Outubro Rosa pretende, além da conscientização sobre prevenção, causas e sintomas da patologia, reforçar a importância do autoexame e check-ups frequentes com especialistas.

Saiba um pouco mais sobre o câncer de mama em mulheres na terceira idade.

O câncer de mama é a forma mais comum de câncer encontrada em mulheres idosas.  Uma mulher tem uma chance em oito de desenvolver câncer de mama ao longo da vida, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. 

Quanto mais velha for a mulher, maior será a probabilidade de ela ser diagnosticada com a doença.  Em média, há cerca de 9% de chance de que uma mulher de 60 anos desenvolva câncer de mama nos próximos 20 anos.

Quase 275.000 novos casos de câncer de mama são diagnosticados a cada ano, com mais de três milhões de sobreviventes da doença vivendo a qualquer momento, de acordo com a American Cancer Society

Cerca de metade dos novos casos de câncer de mama diagnosticados vêm de mulheres com mais de 60 anos e outros 20% vêm de mulheres com mais de 70 anos. 

Aos 80 anos, as chances de você desenvolver câncer de mama pelo resto da vida começam a diminuir, de acordo com a Harvard Medical School.

TIPOS DE CÂNCER DE MAMA

Câncer de mama é um termo comum para qualquer forma de câncer que se desenvolve dentro e ao redor da mama, como o lóbulo (a parte da mama que produz o leite), os dutos de leite (estes carregam o leite ao redor da mama), embora haja  formas específicas de câncer que afetam diferentes partes da mama.  De um modo geral, o câncer de mama é:

Invasivo: o câncer se espalha para o tecido saudável;

Não invasivo: o câncer está localizado nos dutos de leite e nas células da mama.

Uma das formas mais comuns de câncer de mama é o carcinoma ductal invasivo.  Esta forma de câncer de mama começa nos dutos de leite e se move para outro tecido saudável. 

CAUSAS DE CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é causado por uma mutação das células da mama, mas não está exatamente claro o que causa essa mutação.  Enquanto com o câncer de pulmão, por exemplo, é mais fácil apontar uma atividade como a raiz do problema, como fumar, o mesmo não se aplica ao câncer de mama.

No entanto, existem fatores de risco para a doença na terceira idade, e incluem:

GÊNERO:

O câncer de mama ocorre quase exclusivamente em mulheres.  Mais de 99% dos casos de câncer de mama ocorrem em mulheres.

IDADE:

Quanto mais você envelhece, maior é a probabilidade de desenvolver câncer de mama.  No entanto, quando você atinge os 75 anos de idade, as chances de desenvolver câncer de mama pelo resto da vida começam a diminuir.

GENÉTICA:

A American Cancer Society afirma que cerca de 5 a 10 por cento de todos os casos de câncer de mama são herdados.  Os genes mutantes com maior probabilidade de serem transmitidos e que indicam uma maior probabilidade de câncer são BRCA1 e BRCA2.  Você tem cerca de 70% de chance de ter câncer de mama aos 80 se tiver uma dessas mutações genéticas. 

TENDO ANTERIORMENTE CÂNCER DE MAMA:

 Se você já teve câncer de mama no passado, é mais provável que tenha novamente.

 RAÇA:

 Mulheres brancas e afro-americanas apresentam taxas mais altas de câncer de mama.

 SEIOS DENSOS:

O tecido mamário denso pode ser um fator de risco para câncer de mama.  Seios densos têm mais tecido glandular e fibroso do que tecido adiposo.

HISTÓRIA DE FAMÍLIA:

 Se um parente próximo, como sua mãe, irmã ou avó, teve câncer de mama, suas chances de contrair a doença são maiores.

HISTÓRIA REPRODUTIVA:

Quem começou a menstruar antes dos 12 anos ou entrou na menopausa depois dos 55 tem maior probabilidade de desenvolver câncer de mama.  Mulheres que nunca engravidaram também correm um risco maior.

Deve-se observar que esses fatores de risco não são causas diretas do câncer de mama.

SINAIS E SINTOMAS DE CÂNCER DE MAMA

Um dos passos mais importantes para vencer o câncer de mama é pegá-lo o mais cedo possível.  É por isso que é vital conhecer os sinais e sintomas do câncer de mama na terceira idade.

O sintoma mais comum é um caroço na mama.  Embora a maioria dos caroços na mama seja benigna, cerca de 20% são cancerígenos. 

Embora caroços possam ser um sinal, existem outros, na mama e ao redor dela, que podem indicar a presença de câncer de mama, como: descarga do bico, inchaço, inversão de bico, vermelhidão, entre outros.

Se você perceber um ou mais sintomas, visite o médico o mais rápido possível. 

Ao marcar a consulta, deve anotar os sintomas que experimentou.  Você também deve fazer um teste anual, mesmo que não esteja apresentando nenhum sintoma.

Seu médico fará alguns testes para determinar se os sintomas são resultado da presença de câncer em seus seios, entre eles a mamografia.

É recomendado que os exames anuais comecem aos 45 anos. Eles podem passar a ser realizados a cada dois anos quando você atingir os 50 – 55 anos.  Após os 75, não há diretrizes para uma mamografia regular, e fazer um exame nessa altura da vida depende de você e dos critérios do especialista. 

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Infelizmente, não existe uma forma clara e definida de prevenir o câncer de mama.  No entanto, existem sugestões feitas por pesquisadores e médicos a fim de reduzir o risco de contrair câncer de mama, que incluem:

 Manter um peso saudável

 Não fumar

 Limitar a ingestão de álcool a uma ou menos bebidas por dia

 Ser fisicamente ativo

 Amamentar (se você tem filhos)

 Se você tiver alguma dúvida com relação ao câncer de mama na terceira idade, entre em contato com seu médico.

E por último, mas não menos importante, realize frequentemente o autoexame! Caso perceba a presença de algum nódulo ou alteração, procure imediatamente um especialista, ok?

Cuide-se!

Deixe seu comentário