O envelhecimento afeta, inevitavelmente, o corpo e a mente, gerando mudanças bruscas na vida com as quais, muitas vezes, podemos ter dificuldade de lidar.

E os nossos pais, é claro, não fogem à regra.

Fazendo um gancho com o Dia dos Pais que se aproxima, falaremos hoje sobre o bonito e tortuoso caminho do cuidado de pais (e mães) idosos.

Cuidando de Pais Idosos

Cuidar de seus pais idosos pode ser um desafio, até mesmo emocionalmente.

Se você não tem tempo suficiente para desempenhar o papel de cuidador, pode ser ainda mais desafiador.

Você poderá ter que tomar algumas decisões críticas, como se seus pais ficarão ou não com você, a contratação de um cuidador profissional para eles ou ainda, sua hospedagem em um residencial sênior, como a Pousada Outono.

A dinâmica familiar também pode mudar, aumentando o estresse diário.

Desafios comuns no cuidado de pais idosos

Lidando com atividades diárias

À medida que os pais envelhecem, torna-se difícil para eles lidar com os compromissos diários.

Eles começam a enfrentar dificuldades até mesmo nas atividades rotineiras, como locomoção, finanças, compras, manutenção da casa e preparo de refeições, gerando uma demanda extra para os filhos, que também precisam administrar sua vida pessoal.

Questões Médicas e de Saúde

Cuidar de questões médicas e de saúde é outro grande desafio do cuidado de pais idosos. À medida que eles envelhecem, seu corpo enfraquece e sua condição médica e de saúde muda. Idosos que já têm doenças crônicas exigem apoio e atenção adequados dos filhos.

Preocupações de segurança

A segurança dos idosos é outro desafio. Inclui questões como quedas, segurança financeira, etc. Gerenciar seus assuntos financeiros e jurídicos é outro desafio de se cuidar dos idosos.

Gerenciando a mudança da dinâmica na família

Enquanto cuidam dos mais velhos, os filhos muitas vezes enfrentam desafios com a mudança na dinâmica da família, como a relação com os outros integrantes do núcleo familiar, que pode se tornar mais complexa.

Como lidar com os desafios no cuidado dos pais idosos?

Sendo sensível a sua situação

Uma pessoa idosa que (gradualmente ou não) perde seu senso de independência, pode enfrentar desafios para lidar com isso. Para uma pessoa que é independente há muitos anos, não é fácil depender de outra pessoa. Nenhuma preparação pode ser suficiente para evitar esse sentimento. Pode ser emocionalmente perturbador. É fundamental que os filhos sejam sensíveis e compreendam a situação dos pais idosos.

Tendo um diálogo aberto

Pergunte-lhes como estão lidando com a mudança repentina em seu estilo de vida. Conte a eles sobre como você está se adaptando e o que está planejando. Verifique se há algo mais que eles precisam ou desejam que não sejam capazes de fazer por si próprios.

Ajudando-os a permanecerem financeiramente independentes

Ajude-os a controlar suas finanças pelo maior tempo possível. Isso pode dar-lhes confiança e segurança. Dê-lhes acesso aos seus documentos bancários, caderneta, cartão de débito / crédito se possível ou, pelo menos, compartilhe seus planos com eles; fará com que se sintam envolvidos. Verifique se eles têm alguma necessidade ou preocupação financeira e converse com eles sobre isso.

Ajudando-os a se ajustarem ao novo ambiente

Se as condições de vida de seus pais mudaram devido à saúde, ajude-os a se acostumar com o novo ambiente. Consulte-os no planejamento e mantenha suas prioridades em mente. Estar familiarizado com os objetos (móveis, fotografias, etc.) em seu espaço de vida pode ajudá-los a se ajustar e a se sentir mais em casa. 

Certificando-se de que eles podem manter sua dignidade

Envolva-os na decisão das questões a serem feitas com a família. Se eles estiveram envolvidos em tais atividades, como, por exemplo, planejar um orçamento familiar, ajude-os a fazê-lo enquanto puderem. Isso lhes dá um senso de propósito e respeito.

Ajudando-os a terem conversas

Fazer conexões sociais pode ajudar os idosos a lidar com suas doenças e debilidades. Descubra o que você pode fazer para torná-lo mais acessível – se possível, à família e aos amigos, reduzindo a sensação de solidão.

Acompanhando-os ao médico

Sempre que os idosos forem ao médico, certifique-se de acompanhá-los. Será uma questão de conforto para eles e também lhes garantirá que não estão sozinhos. Além disso, você também conhecerá seu plano de tratamento e medicamentos.

Dando-lhes espaço

Oferecer cuidado não significa estar por perto todo o tempo. Deixe-os passar um tempo em particular também. Dê-lhes uma local privado para que possam passar o tempo com certas pessoas ou amigos. Ajude-os somente quando precisarem de você.

Contratando um cuidador ou hospedando-os em uma moradia assistida

Contratar um cuidador profissional ou hospedar os idosos em um lar especializado, como a Pousada Outono, lhe dará a garantia de que seus pais estão sendo bem assistidos. Os profissionais não só cuidam da saúde, mas também do bem-estar geral do idoso.

Para saber mais sobre a nossa casa para idosos e todos os serviços oferecidos e atividades realizadas, clique aqui.

Você também pode falar conosco por e-mail ou telefone.

Conte sempre conosco! Na Pousada Outono, o idoso se sente em casa.

Um lindo e feliz dia a todos os pais, independente da idade!

Deixe seu comentário